Você não é tão bom quanto a tua lista do Skoob
Comparação, booktubers, metas de leitura.
Eu sempre li no meu ritmo. Eu nunca tive uma comparação se eu tava lendo demais ou de menos. Para mim, era normal, rotineiro.
Desde que abri o NudeLiterária, não deixaram de chover recomendações pra mim do que eu devo ler - e, na sequência, de perfis que eu deveria seguir. Em, sei lá, um mês, tava lá eu participando do Twitch, assistindo às lives e interagindo com criadores de conteúdo do meio literário.
Eu fiquei mega feliz que isso existia, porque no meu círculo de amizades e profissional, a gente fala muito de livros técnicos e autores de administração, economia, psicologia e afins. Mas eu tenho dificuldade de encontrar gente que goste do que eu gosto: ler livros de maneira mais analítica.
Contudo... eu dei uma brochada, real oficial. E deixa eu clarear bem: não tenho nenhum problema com os criadores de conteúdo em si. Cada um faz o que precisa para sobreviver neste mundo. I'm happy with that.
A questão é que, entre comentários engraçadinhos e espirituosos, fui percebendo uma questão: a exaltação de quantos livros leu.
Xuxus, parem de se comparar com quem lê x ou 2x livros por mês. Não sei por que começaram essa mania. Quem lê mais não é mais culto necessariamente. Ler não te faz inteligente necessariamente.
Entre leituras afobadas para cumprir a meta do mês - sim, muitos criadores colocam lá uma meta de "3 livros lidos de 15 do mês". E aí você vai ler as resenhas deles, que não passam de redescrições das sinopses. Novamente, tudo bem. Eu tampouco sou um crítico literário.
A minha questão é que, enquanto eles, teoricamente, vivem e ganham pra ler, essa não é a realidade de muita gente. Essas pessoas têm que pagar pelos seus livros. Têm que equilibrar leituras com trabalho, lazer, amigos, etc. Inclusive eu.
Portanto, minha mensagem é direcionada a você, leitor e consumidor de conteúdo literário: tudo bem você ler "pouco". Tudo bem você não ler nada este mês. O livro estará lá, sabe? Você não precisa comprar a oferta da Amazon.
Vai o teu tempo. Aproveita a leitura. Acompanhe os booksters (como eu tenho feito) porque é entretenimento. Mas dá uma filtrada na mensagem que você tá absorvendo.
Você não é tão bom quanto a tua lista do Skoob ou Goodreads.
Quer me ajudar a produzir conteúdo?
Não precisa me dar dinheiro: eu abri uma lista de desejos na Amazon com os livros que eu gostaria der ler. Só isso pra mim já basta :)